HISTÓRICO PRA QUEM?

Domingo dia 04 de dezembro, última rodada do Campeonato Brasileiro, pode ser uma data que ficará marcada por muito tempo. Atlético x Cruzeiro se enfrentam na Arena do Jacaré decidindo a permanência ou não do clube celeste para a Série A do ano que vem. Uma partida histórica.

Histórica pra quem?

Obviamente que todo (repito: TODO, sem exceção, generalizadamente) torcedor do Atlético quer uma vitória e a queda do rival. Mas para a instituição Clube Atlético Mineiro este jogo não vale absolutamente nada. Vale para a torcida. Não para o clube.

Vamos entender: O Atlético não decide título neste jogo. Não decide a permanência para a Série A de 2012. Não decide vaga em Copa Sul Americana (que apesar de importante, todo mundo sabe que é sempre deixada de lado na hora H). O Atlético não tem nada a perder com este jogo. Absolutamente NADA. A não ser a chance de decretar o rebaixamento do maior rival. Mas repito: isso não é título. Isso não entra para as páginas de 103 anos de glórias do Atlético. Entra para as da torcida, que caso isso aconteça, será um fato que daqui a 60 anos ainda se ouvirão comentários acerca do fato. Mas encaro isso como absolutamente natural e não como um jogo decisivo.

E mais: esse jogo só entra para a história no caso de derrota e queda do Cruzeiro. Sob qualquer outro aspecto, será só mais um Atlético x Cruzeiro para a galeria das centenas desde 1921.

Em caso de vitória do Cruzeiro, logicamente veremos carreata, queima de fogos, carnaval, por parte da torcida que diz que nunca, jamais, em hipótese alguma, comemoraria permanência na primeira divisão, mas é coisa de torcedor, perfeitamente entendível.

Em caso de vitória do Atlético e queda do Cruzeiro, o torcedor comemorará pela RIVALIDADE que sempre existiu (e que deve ser comemorada, pois é disso que vive o futebol), mas não como uma conquista pessoal do Atlético. Não vale nada. Não é troféu. Não é glória para o Clube como instituição. É unicamente festa pra torcida. É unicamente, lenha na fogueira da eterna rivalidade Alvinegra x Azul. Só isso.

Logo, conclui-se que o jogo vale infinitamente mais para os rivais do que para o Atlético. O Galo já fez a parte dele neste campeonato. Parte essa, ridícula por sinal. Portanto, vejo o jogo de domingo apenas como mais um jogo. Que deve ser encarado com a seriedade e o profissionalismo que um clássico mor de Minas Gerais exige.

O Atlético tem que vencer. Mas não por quem quer que seja. Tem que vencer, pois essa é a obrigação do Clube Atlético Mineiro registrada em seu hino. E porque é um clássico.

Que vença o Galo!

Para seguir este colunista no twitter, clique aqui

Siga este blogueiro no twitter clicando aqui

About these ads

28 comentários sobre “HISTÓRICO PRA QUEM?

  1. Melhor do que o texto é essa cara de homem sério do Alexandre na foto! hehehe Brincadeira, camarada. É isso mesmo. Só não podemos negar que será uma bom demais rebaixá-los! hehehe
    Abraço.
    @RuyMorato

  2. Concordo com tudo que você disse!
    Mas infelizmente vai ter muita gente querendo que a dispensa de uns 20 jogadores e a demissão de Cuca caso o Galo saia com derrota desse jogo…
    Mas vamos lá, vamos ganhar esse clássico e ajudar a jogar o time azul para o buraco!

  3. Nao sou jogador, nao sou presidente, nao sou diretor de futebol do Galo, e nem faço parte do conselho, Sou apenas um torcedor q AMA MUITO O MEU GALO QUERIDO. Mas se eu fosse jogador do galo q foi contratado, prossionalmente para honrar a camisa, eu iria comer grama para ganhar esse jogo, quem nao se lembra la no inicio do ano, q todos os jogadores do cruzeiro em uma extrema arrogancia, disseram q vai ser mto bom ser campeao em cima do Galo, soh esse fato por si só iria me motivar ao maximo para vencer o jogo, pq toda a arrogancia sera castigada. Agora se o jogador entrar nesse jogo para fazer apenas uma partida e foda-se, q va embora do Galo, tem q entrar pra vencer, agora se nem essa declaraçao dos jogadores das marias no incio do ano nao motivarem os jogadores, pague a porra do bicho um bicho bem gordo, para vencer o classico, o dirigente do palmeiras ja disse q o peru dos jogadores vai ser mais gordo no natal, sinal q o bicho vai ter. VAMO GALO PRA CIMA DELAS DOMINGO, VENCER , VENCER, VENCER ESTE É O NOSSO IDEAL!

  4. Pode não valer nada, para alguns.

    Mas…… vale sim para o Clube, jogadores, comissão tecnica e Diretores.

    Se querem começar o ano, normal, sem xingamentos, críticas são OBRIGADOS a vencer o clássico, sempre foi assim, divisor de águas, reconhecimento de atletas e tecnico, perder o clássico, é ter o emprego perigando, GANHAR é garantia de mais 1 ano de contrato.

    Veja bem, por causa de 1 gol perdido, que poderia ser imputado, tbm pela defesa do goleiro, o Magno Alves tá ahí, sempre escurraçado pela torcida, então, se os jogadores querem um reconhecimento, por parte da torcida, são OBRIGADOS a vencer o jogo.

    O clube vive e sobrevive, em razão da sua TORCIDA, então o CLUBE quer o bem da torcida, quer dar a vitoria a sua torcida, a ALEGRIA a FELICIDADE e nesta hora o rebaixamento do RIVAL vai ficar sim marcado na historia.

    E eu como torcedor, vou ficar puto se o GALO não o jogo, e muito alegre se eles forem rebaixados.

  5. Bom companheiro Alexandre.

    Até intendo seu ponto de vista, e concordo quando você fala que isso é um jogo para a torcida.

    Mas nos torcedores merecemos, esse ano não foi nada fácil para nos, não ganhamos nada e mesmo assim a torcida estava sempre presente, merecemos isso somente pela torcida apaixonada que o galo tem.

  6. Caro… conheci o Frederico, vulgo coruja, em cuiaba esse fds…
    e assistimos juntos os jogos, na tensão para ver a bolinha pintar…
    Sou alvinegro também,.. mas alvinegro cearense!
    Pode apostar que o Vozao nao vai decepcionar e vai ganhar e juntos vamos derrubar as Marias!!!
    abs!

    1. Fala Thiago, tudo beleza, amigo?

      E com seu iPhone nos salvando com a tabela atualizada a cada momento. Lembro que fui eu que dei o grito no gol do Vozão, que ninguém tinha visto (a bendita bolinha da globo). – “Olha lá, olha lá, Gol do Ceará – GAAAALÔÔ!!”

      abços amigo. Estamos aqui torcendo para o vozão! O Galo fará a sua parte! Pode crer!

  7. Ninguém está confundindo este jogo com título, mas estão querendo abafar a comemoração do Atleticano e até mesmo a importância do jogo na justificativa de que não devemos comemorar coisas pequenas. O fato é que para o momento é o que temos, e que o destino colocou justamente na nossa mão a possibilidade de afundar a arrogância das “Marias” portanto se tudo der certo não tenha vergonha, não se acanhe, não caia neste papo furado e COMEMORE pois é justo e já sofremos muito no passado com situação idêntica e nós sabemos o que aconteceu, a diferença que a imprensa ao invés de fazer campanha para nos ajudar como está fazendo com as meninas, fez campanha para nos derrubar, teve até dossiê, portanto a comemoração é valida e justa!!!!

    Um abraço e Galo e Otimismo Sempre!

  8. __ Alexandre ! Saudações Alvinegras,brô. Aqui ó! por tudo que NÃO aconteceu este ano,por mais um ano, em que nos sentimos aliviados sim,mas NÃO satisfeitos com o desempenho do CAM nas competições disputadas.Por todo o fiasco aviltado pela diretoria,em termos de futebol no CAM.Por mais um ano na fila.Este jogo vale muito sim,os jogadores nos devem esta vitória,aliás devem-na á INSTITUIÇÃO CAM.Portanto, PAU nas Bonecas purpurinadas.De resto,concordo com vc. Abs
    __ #GaloSempre

  9. Concordo com tudo que você falou, mas espero que o Galo entre pra arrazar, enfiar uma dezena de gols, sem essa de Magno Alves que quis enfeitar e nos f*deu na final do MIneiro. E vou rezar muito pro Ceará ganhar do Bahia, mas sem essa de título, será só um divertimento ver os smurfs na 2ª, e que isso dure muito tempo.

  10. Os jogadores vão tentar rebaixar o Cru-cru e consequentemente jogar para a torcida. Ou seja, vão tentar fazer o que não conseguiram o ano todo: nos dar alegrias.

    Acaba que no final das contas, essa campanha desastrosa do lado fresco abafa um pouco a nossa derrota de 2011. Sim, pois entre mortos e feridos, o Galo foi o menos mediocre.

    Vale a sacanagem com os rivais. Também estou muito afim de vê-los na lama. Mas não podemos nos esquecer de cobrar. Ano passado o Kalil disse que tinha aprendido a lição com o quase-rebaixamento. Será que em 2012 vai ser a mesma história? Chega né!

  11. Historico pra quem? Pra min cara que espero que droga do Cru Cru vai pra segunda divisao desde que o Galo caiu ,entao vou comemorar e muito nao como um titulo porque nao sou idiota mas eles vao ter que ouvir o resto da vida que foi o GALO que mandou essa M…. de time pra segunda.Respeito sua opiniao .

  12. Caro Alexandre, me permita discordar. Pra mim tudo, absolutamente tudo de ruim que acontecer com o Cr$ é bom para o Galo, para o CAM como intituição e para a torcida do Galo. São indissociáveis as duas coisas, a desgraça de um é a alegria do outro sempre.
    Isso não esconde a nossa péssima campanha e nem tem que ser o único motivo de comemorações, mas é sim um grande motivo de comemorações tanto para a torcida quanto para a instituição. Montar time para ser campeão e fazer política que permita tal feito são outros quinhentos, mas o que está em pauta agora é a importância da queda do Cr$ prá nós. E ela é IMENSA, tanto para a torcida quanto para o clube. Se eu fosse o Kalil, quadruplicava o prêmio do clássico pela vitória, se o Ceará vai vencer o Bahia é outra história.
    Grande abraço.

  13. Roberto,

    Vc me desculpe, já nõa comento mais aqui por causa da sua mudança de comportamento. Lógico que esse jogo é improtantíssimo. PAra mim, a torcida do Atlético é o Clube Atlético Mineiro. Qual rival regional nõa gostaria de ter uma chance dessa. ACredito sim , que irá entrar para história do clube, principalmente para torcida, que repito, é a parte mais importante do clube.

    Eu espero ansiosamente por esse jogo, como se fosse um título. Há tempo não espero um jogo como esse. Totalmente decisivo, muito mais válido que qq final de mineiro. Seria a maior alegria que o Galo iria me dar nesse últimos dez anos. Então , como não será histórico? se o cruzeiro for rebaixado com uma sonora goleada nossa, isso não será historico?

    Desculpe, eu discordo completamente. Se rebaixarmos as Marias, ficará marcado eternamente na minha cabeça que faço parte do clube Atlético Mineiro

    1. Amigo, a única coisa que eu mudei foi o apoio que eu dava ao Kalil. Sou Galo, não sou pessoas. E algo está errado quando vc passa anos fugindo da segunda divisão. Cansei de gogó. Por isso, retirei o apoio do L&N, mas permaneço firme e forte na defesa do Clube Atlético Mineiro.

      Quanto à crônica de hoje, ela foi escrita pelo Alexandre Silva (vc não viu?) e ele expõe o seu ponto de vista, democraticamente. Coincidindo ou não com a minha visão, ele é um cronista _ excelente, por sinal _ com plena liberdade de expressão por aqui.

      Como vc também tem todo o direito de discordar e expor as suas idéias a respeito. O q vc sempre fez muito bem, aliás. Espero tê-lo de volta, o que muito me honra.

      Abraços, amigo.

      1. Desculpe,

        não percebi que era do Alexandre Silva. E também nunca duvidei do seu amor pelo Atlético Mineiro. Mas, relamente, senti uma diferença nos seus novos textos, além do apoio ao Kalil. Parei de comentar, não por raiva, ou por motivo. Apenas por achar que as críticas nõa estavam construtivas.

        Quanto ao texto do Alexandre, respeito opinião dele e não duvido nem um pouco da sua capacidade. MAs em relação não concordo nem um pouco. Domingo é sangue no olho e não vejo a hora de ver esse clássico!!!!!!! Para mim, vale como um título!

        Abraço e obrigado pela honra de ler os meus comentários.

        Rafael Silveira

        http://www.twitter.com/@rafaelrsilveira

        1. Roberto.

          Desculpe,não percebi que era do Alexandre Silva. E também nunca duvidei do seu amor pelo Atlético Mineiro, na inha cabeça só estava muito puto com Galo. Mas, realmente, senti uma diferença nos seus novos textos, além do apoio ao Kalil. Parei de comentar, não por raiva, ou por outro motivo. Apenas por achar que as críticas não estavam sendo construtivas.

          Quanto ao texto do Alexandre, respeito opinião dele e não duvido nem um pouco da sua capacidade. Mas em relação ao texto não concordo nem um pouco. Domingo é sangue no olho e não vejo a hora de ver esse clássico!!!!!!! Para mim, vale como um título!

          Abraço e obrigado pela honra de ler os meus comentários.

          Rafael Silveira

          http://www.twitter.com/@rafaelrsilveira

  14. Concordo com tudo. É festa para a torcida, mas o Clube Atlético Mineiro não tem nada a ganhar com isso e, olhando friamente, talvez até seja ruim. Pois com o rival na série B, os reforços do time de lá serão mais fraco, o investimento menor, o que quer dizer que no primeiro semestre do ano que vem praticamente não enfrentaremos adversário de nível e a preparação para o Brasileirão pode ficar comprometida, mais uma vez.

    Mas eu não me importo com nada disso, e espero mesmo que o Cruzeiro caia. Que o Galo vença e afunde as marias mais ainda. Foda-se todo o resto!

  15. Eu só quero mais uma vitória no domingo e se elas cairem foi por incopetência delas e não pq o Galo derrubou. MAS PODEMOS JOGAR A PÁ DE CAL NO TUMULO.
    Eu quero é ver o choro na tv no domingão…

  16. Apesar de concordar em parte com vc. Alexandre, so gostaria de salientar que Clube, diretoria, jogadores, comissao tecnica e torcedores em conjunto eh que compoe a alma de um time. Por esse motivo, eh dificil separar o que eh e o que nao eh verdadeiro nesses casos. Nao vale titulo oficial na lista do Galo, mas vale titulo para o orgulho de cada Atleticano que durante anos foi massacrado por uma torcida (?) cheia de vaidade e arrogancia! Neste momento, por mais consciente e realista que seja o torcedor do Galo, fica impossivel dizer que no fundo do coracao nao existe uma voz querendo de todas as maneiras colocar a torcida cruzeirense e todo o bando do lado azul da lagoa na 2a. divisao! Por isto, Bica elas Galo!!!! Um abraco!

    1. BIca muito!!!! Para cima deles Galo! Rumo ao jogo mais importante do ano. Faltam só 3 dias!!!!!!!!

  17. O texto é ótimo, a discussão é super válida.
    Uma vitória frente ao Crucru no domingo não entrará para o livro dos títulos nem pra galeria das taças. É verdade.
    Mas que atleticano no mundo não acha que seria uma caidinha pedagógica? Seria muito salutar e educativo que eles finalmente entendessem que não dá pra viver para sempre cheio de vaidade.
    O balanço do meu ano como torcedora?
    Estou aliviada por termos chegado à última rodada garantidos na Série A. Porque até umas 8 rodadas atrás havia um monte de atleticanos cravando o Galo na Série B do ano que vem e dizendo que o time merecia cair. Ah, vá! O que este escudo não merece é torcedores como eles.
    Prometi ao CAM que iria a todos os jogos no returno, em 7 Lagoas. Missão dada é missão cumprida.
    Com isso não quero dizer que seja mais atleticana que os demais. Mas quero dizer, sim, que tive o privilégio de ver a evolução do time. Mesmo com muitas limitações, afirmo que retomamos a caminhada rumo à reconstrução.
    Galoooo!

  18. “Cruzeiro usa Marcos e mala milionária para incentivar Bahia” — Noticia do jornal da bahia. Porque o Estado de Minas nao fala do assunto?!?!?!

    http://www.atarde.com.br/esporte/noticia.jsf?id=5789046

    “O Cruzeiro pode pagar uma mala milionária ao Bahia se o Esquadrão vencer o Ceará, domingo, em Pituaçu.

    Ameaçado de ser rebaixado para a Série B, e tendo que ganhar do rival Atlético Mineiro na última rodada para escapar da degola, a direção da Raposa estaria disposta a desembolsar até R$ 2 milhões para os jogadores do tricolor baiano como forma de incentivo.

    O Bahia já não corre nenhum risco de queda, restando apenas a briga por uma vaga na Sul-Americana como pretensão neste Brasileiro. A informação do suposto pagamento da mala circula fortemente nos bastidores do futebol e na imprensa mineira.

    O ESPORTE CLUBE entrou em contato com repórteres esportivos que acompanham o dia a dia do Cruzeiro, levantando os números descritos.

    Existe ainda a conversa de que o lateral direito Marcos, que pertence ao time celeste e atualmente defende o Bahia – com possibilidade de renovar para o ano que vem –, seria um dos alvos da barganha entre os clubes.

    Caso os tricolores vençam o Ceará, ajudando desta forma na permanência da Raposa na elite, o jogador permaneceria no Esquadrão para 2012. A opção contrária, neste mesmo cenário, seria a saída do jogador do clube baiano.

    Procurado pela reportagem, Marcos não quis conceder entrevista. Alegou que não falaria fora do horário dos treinos. O diretor de futebol do Bahia, Paulo Angioni, também não quis falar com a reportagem. Segundo ele, para “não polemizar ainda mais este assunto”.

    Por meio da assessoria do Bahia, via e-mail, Angioni comentou a ‘condicionante’ na renovação de Marcos: “o Bahia quer vencer o jogo contra o Ceará por desejar a Sul-Americana. Estamos priorizando a permanência do técnico Joel Santana e depois partiremos para renovações. Nenhuma renovação de empréstimo foi tratada com clube algum, inclusive com o Cruzeiro. Os interesses do Bahia estão acima de qualquer objetivo de outra agremiação”, resumiu.
    “Era uma brincadeira” – Apesar das informações acerca da mala branca serem prontamente rebatidas na cúpula cruzeirense – o diretor de futebol do clube mineiro, Dimas Fonseca, foi enfático em dizer à reportagem que “o Cruzeiro não faz esse tipo de ação, que é criminosa” –, as especulações ganharam força após o lateral Carleto afirmar que os jogadores do já rebaixado América Mineiro (seu clube) receberam dinheiro da Raposa para vencer o Atlético-PR, na penúltima rodada.

    O clube paranaense, junto com o Ceará, é um dos rivais do Cruzeiro na luta contra a degola. Na ocasião, o presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, negou o fato, inclusive pondo em xeque as capacidades mentais do jogador. “Isso não é verdade. Esse cara (Carleto) é maluco. Se alguém ofereceu, não foi em nome do Cruzeiro”.

    A reportagem apurou que os valores da mala branca mandada pelo Cruzeiro para o ‘irmão’ América teriam sido de, inicialmente, R$ 400 mil. A comissão técnica teria pedido uma parte e o montante foi aumentado para R$ 500 mil. É especulado que o jogador Fábio Júnior, cria do Cruzeiro, tenha intermediado a negociação nos vestiários do Coelho. Como agora a rodada é decisiva, os valores para o Bahia seriam maiores.

    Procurado pela reportagem, Alexandre Matos, diretor de futebol do América-MG, também negou qualquer negociata entre os clubes de Belo Horizonte. Sobre a declaração de Carleto, rebateu: “O jogador estava brincando. Ele pediu desculpas para todos nós e o assunto foi encerrado. O que garanto é que no América ninguém recebeu mala alguma”, disse.

    Resposta cearense – O presidente do Ceará, Evandro Leitão, comentou as suspeitas de mala branca envolvendo Cruzeiro e Bahia. “Não nos preocupamos, pois só trabalho em cima de fatos. Além do mais, não me preocupo com nenhum clube que não seja o meu. Vamos buscar a permanência no campo”, finalizou o dirigente.”

  19. Tem que vencer! Pelo menos para honrrar as letras em seu hino.

    Aqui é Galo forte e vingador meu Brodi!!!

    Grande abraço aos amigos, Alexandre e Roberto!

  20. Como Cruzeirense, posso afirmar com extrema segurança, que em meio a esse turbilhão de informações, provocações e sentimentos, que envolvem o clássico citadino, que esse foi o texto mais lúcido que li de ambos os lados envolvidos.
    Parabéns

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s